Talvez seja mais difícil escolher peças (como roupas, sapatos e acessórios) que sirvam tanto no escritório quanto em um canteiro de obras do que realizar os cálculos de engenharia para fazer uma viga, por exemplo (no caso de Engenheiros civis); ou mesmo garantir a segurança dos colaboradores, se tratando dos Engenheiros de Segurança do Trabalho. Isso porque os itens utilizados por engenheiros exigem segurança, praticidade e elegância (por participarem de reuniões e outras formalidades da profissão). Mas para isso existem várias opções disponíveis, e no artigo de hoje nós mostraremos algumas delas. Confira:
1. Tenha um calçado para usar na obra
No caso de visitar canteiros de obras, é crucial você utilizar calçados de segurança, pois pode ocorrer a queda de objetos nos seus pés. Por essa razão, tenha sempre na sua mochila (ou no carro) um sapato de segurança, para estar devidamente protegido. Contudo, se você for uma pessoa que busca por praticidade, opte por um sapato de segurança que seja “híbrido”, ou seja, funcional e bonito ao mesmo tempo. Dessa forma, você estará protegido e na moda. Hoje em dia há várias opções no mercado. Pesquise na internet e encontrará o modelo mais indicado para você.
2. Eleja 2 calçados para os momentos formais
Seja em uma entrevista de emprego, reunião de negócios ou um almoço com seu superior, você precisará usar sapatos que combinem com a ocasião. Por esse motivo, tenha disponível um sapato social (como Oxford, Derby, Mocassim Loafer ou Bota Social).
- Oxford
Se você é do tipo de homem mais tradicional, que prefere os clássicos, saiba que o Oxford nessas situações mais formais deixará seu look à altura da imagem que deseja passar.
Ele é, sem dúvidas, ideal para ser usado com um terno de alfaiataria, onde garantirá uma imagem mais sóbria e elegante. Por isso, combine peças de alfaiataria para ter um visual mais sofisticado.
- Derby
Diferentemente do Oxford, o Derby é um sapato mais aberto, mais “alto”. Ele possui abas laterais (onde ficam os furos do cadarço). Esse sistema de amarração é chamado de “open lacing”, permitindo um ajuste maior do cadarço e do laço do que o visto no Oxford. Esse detalhe sutil é crucial para garantir maior conforto quando se trata de pés mais largos, ou mesmo quando o homem tem um “peito do pé” mais alto, situações muito comuns.
- Mocassim Loafer
O mocassim loafer é muito conhecido e, em simultâneo, é confundido com o mocassim clássico. Apesar de terem características semelhantes, como a ausência de fivelas e cadarços, apresentarem costura na parte de cima e cabedal feito em couro; eles têm solas diferentes, onde no loafer são mais rígidas e se assemelham mais aos sapatos formais. Atualmente, o mocassim loafer ganhou novas versões, perfeitas para as mais diversas situações da rotina do engenheiro, devido à facilidade na hora de calçá-lo, versatilidade, conforto e elegância.
- Bota Social
Já a BOTA SOCIAL DE AMARRAR ROMANO CAFÉ é ideal para você que preza por elegância e conforto.
3. Tenha um calçado mais casual
Caso tenha um estilo mais despojado (e a situação permitir) você pode escolher ainda modelos elegantes de Mule ou um Sapato Casual Loafer.
4. Opte por tecidos naturais
O cotidiano de um engenheiro pode contar com vários imprevistos, que incluem desde reuniões no escritório (seja no particular ou de uma construtora) até visitas a obras. Por isso, você deve priorizar a escolha de roupas fabricadas em tecidos naturais, que permitam a transpiração e não amassem com tanta facilidade (já que os traslados de um local para outro são comuns). Algodão e linho são sempre boas opções para engenheiros.
Viu só como seguindo essas dicas você conseguirá montar produções que são práticas, elegantes e que garantirão a sua segurança no canteiro de obras? Comece a colocá-las em prática para se destacar mais ainda na sua profissão!
Você também pode gostar de ler: Oxford, Derby e Brogue: saiba as diferenças! – Blog Majorano
Deixe um comentário