O estilo de Elvis Presley: Como o rei do rock revolucionou a moda

Elvis Presley é o rei do rock’n’rol. E, além de seu papel no mundo da música, o artista tinha outras características que faziam dele um verdadeiro showman

Em três décadas de carreira, Elvis foi do estilo mais conservador aos macacões extravagantes. 

Ele influenciou gerações através de seu estilo único. E, provavelmente, quando falamos sobre ele, a imagem que vem à sua cabeça é a dos seus figurinos ‘pra’ lá de originais. 

Continue a leitura e veja como ele revolucionou a moda!

Visual de Elvis: 1950

O Elvis dos anos 50 usava os cortes da alfaiataria tradicional dos jovens da época.

Seu visual passava a ideia de conforto, com calças largas, plissadas e com camisas de gola cubana, que marcaram o período.

Seus looks também acompanhavam o tradicional do rockabilly: gola levantada, calças de cintura alta (e com pregas – muitas vezes, curtas ou com as barras dobradas), sapatos com duas colorações ou mocassins pretos e camisas de manga curta. Suas jaquetas e ternos eram mais cheios do que de costume, visando acomodar melhor os passos de dança ousados de Elvis.

Ele também se destacava pelo uso de cores chamativas. Suas roupas eram bem mais coloridas que as da média dos homens da época, destacando dentre elas a cor rosa. 

Esse foi um dos paradigmas que ele quebrava sobre a ideia de masculinidade da época (onde rosa era considerada uma cor que apenas mulheres usavam) – isso somado aos cabelos loiros que ele pintava constantemente, para manter a consagrada cor preta dos fios.

Em 1957 Elvis estrelou o filme “Jailhouse Rock” (Prisioneiro do Rock’ n’ Roll), onde utilizou uma camisa listrada com um conjunto jeans preto. O estilo icônico do filme foi uma exceção em sua carreira, afinal o cantor odiava jeans e não era visto usando o tecido com frequência. Isso ocorria porque o tecido o fazia lembrar de seu passado antes da fama, que ele não gostava.

Dois anos depois, o cantor apareceu na capa do álbum de 50,000,000 Elvis Fans Can’t Be Wrong com um terno dourado, feito com fios lamê de ouro. O traje, avaliado em 2,5 mil dólares da época, não caiu muito no gosto de Elvis, que só foi visto três vezes com o look completo, preferindo usar o blazer com uma calça preta, mais simples.

1960: Couro e lenços eram a sua marca

Os anos 60 foram marcados pelo uso de lapelas e gravatas mais finas; calças boca de sino, Ternos Continental  e camisas de mangas mais soltas, com gola alta.

Foi também nesse período que lenços no pescoço chegaram com força total em seu guarda-roupa e, no final da década, em 1968, o icônico visual todo em couro foi estabelecido.

1970: Elvis consagra os macacões

A década de 70 é a que traz a imagem mais consagrada de Elvis Presley: a do uso de macacões extravagantes. O figurinista Bill Belew passou a prestar serviços para o rei do rock em 1968, o auxiliando em buscar roupas que não limitassem os passos de dança do artista: com looks formados por uma peça apenas.

Os figurinos usados nos espetáculos de 1969 a 1977 são conhecidos como jumpsuits. A pedido de Elvis, eles foram inspirados nos quimonos de karatê (arte marcial que praticava).

Com o passar dos anos, suas composições foram se tornando cada vez mais exóticas: tinham gola alta, capas, decote, cintos e bordados em pedras. 

Como acessórios, os mais comuns eram colares, aneis, pulseiras e óculos com lentes coloridas e desenhos especiais. 

Assim, a presença de macacões, peças com ombros largos, uso de botas, calças flare e golas bem altas foram constantes até o final de sua vida, em 1977, quando estava com 42 anos. 

Viu só como ele revolucionou o mundo da moda com sua ousadia e estilo único?

Continue acompanhando o nosso Blog para ver mais conteúdos como esse!

2 respostas para “O estilo de Elvis Presley: Como o rei do rock revolucionou a moda”

  1. Avatar

    I’m gone to say to my little brother, that he should also pay a
    quick visit this web site on regular basis
    to take updated from newest news.

    1. Avatar
      Paulo

      Muitissimo obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =