,

Os 3 hábitos poderosos de Tom Brady

Compartilhe este post!

Que Tom Brady é um fenômeno do futebol americano, não há dúvidas. Porém, como se manter no auge durante mais de duas décadas?

Ele é um exemplo do poder dos hábitos regrados para uma vida longa e com performance; e já deu entrevistas onde citava que mantém 3 hábitos em sua rotina.

Quer saber mais sobre a vida dele e quais são seus 3 poderosos hábitos?

Continue a leitura!

Caminho do sucesso

Tom joga como quarterback. E, ao contrário do que muitos pensam, essa posição não é um sinônimo de zagueiro.

Esse jogador tem a responsabilidade de armar as jogadas de ataque da equipe, sendo esse um papel fundamental.

Apesar da idade ser considerada “avançada” para o esporte, Tom acabou a última temporada como líder de passes para touchdown e jardas aéreas (43 e 5316, respectivamente).

Além de uma fortuna estimada em quase US$ 200 milhões (quase 1 bilhão de reais), ele é recordista em:

  • Mais vitórias na carreira: 243
  • Mais prêmios de MVP do Super Bowl: 5
  • Mais títulos de Super Bowl de um jogador (e time): 7
  • Mais passes completos (na carreira): 7263
  • Mais passes para touchdown (na carreira): 624
  • Mais jardas aéreas (na carreira): 84520

Além disso, está na lista dos candidatos ao prêmio de melhor jogador (MVP), podendo receber o quarto prêmio.

Ele levantou a taça pela primeira vez em 2002 (quando tinha 24 anos). E a mais recente foi aos 43 anos, pelo Tampa Bay Buccaneers (onde jogou nas últimas duas temporadas). 

Enquanto há times que nunca conquistaram o troféu em mais de 50 anos de competição, Tom é o jogador mais vitorioso do futebol americano, com seus sete anéis. Entre os seus diversos recordes, este pode ser considerado o mais impressionante.

As notícias que circularam na imprensa (de janeiro a fevereiro de 2022) diziam que Tom havia se aposentado, aos 44 anos.

Ele até fez uma postagem agradecendo pela carreira na NFL, à esposa Gisele Bündchen (com quem é casado há 13 anos e tem dois filhos- tendo mais outro de um casamento anterior) e aos torcedores.

Disse que agora concentraria seu tempo e energia “em outras coisas”. Até citou o seguinte: “se não houver um compromisso 100% competitivo, você não terá sucesso, e o sucesso é o que eu amo tanto em nosso jogo.

Existe um desafio físico, mental e emocional todos os dias que me permitiu maximizar meu potencial. E eu tentei o meu melhor nos últimos 22 anos. Não há atalhos para o sucesso em campo ou na vida”, declarou. 

Seu último jogo foi em 23 de janeiro deste ano, onde foi derrotado com sua equipe por 30 a 27 para os Los Angeles Rams.

Contudo, no dia 13 de março, ele postou que voltaria para participar da próxima temporada da NFL. Em uma publicação no Instagram, o jogador escreveu: “Estou voltando para minha 23ª temporada em Tampa. Temos negócios inacabados.

Nos últimos dois meses percebi que meu lugar ainda é em campo e não nas arquibancadas. Essa hora vai chegar. Mas não é agora. Eu amo meus companheiros de equipe e amo minha família que me apoia. Sem eles, nada disso é possível”, disse.

Os 3 hábitos poderosos de Tom Brady

1. Alimentação estrita

O jogador faz acompanhamento há mais de 15 anos com o personal trainer Alex Guerrero, defensor da chamada “dieta alcalina”, dieta polêmica que se baseia na opção de alimentos “alcalinos” para, supostamente, facilitar na recuperação do processo inflamatório que o corpo sofre após atividades físicas intensas.

Sua dieta consiste em 80% de frutas e vegetais (orgânicos) e 20% de proteína magra.

A rotina alimentar de Tom Brady começa sempre com uma vitamina de frutas, e as demais refeições variam conforme o dia.

Ele não consome glúten, açúcar, lactose, cafeína, arroz branco, cogumelo, milho, alimentos geneticamente modificados (como o amido modificado- que vem com um T dentro de um triângulo amarelo no rótulo), itens com alto teor de frutose, gordura trans, soja, óleos para cozinhar, pimenta, tomate e berinjela.

Até mesmo o consumo de frutas que não estejam em seu planejamento ele evita.

Sua dieta inclui hidratação adequada, suplementos alimentares e barras de energia (de sua própria marca). 

No caso das carnes, elas devem ser leves, adquiridas da natureza (ao invés dos tradicionais criadouros/ abatedouros) e livres de hormônios. Ovos, frango e peixe fazem parte do cardápio.

Pequenas “jacadas”, como consumir chocolate e pizza, não estão totalmente excluídas – com moderação e optando pela opção “melhor” do ponto de vista nutricional.

2. Longas horas de sono

Quando não está em campo, Tom dorme às 20h30 e só levanta depois de nove horas de sono. Ou seja, às 05h30.

Os estudos já mostram as inúmeras vantagens de ter uma boa noite de sono e o quanto é positivo para o corpo e a mente ter esse adequado tempo de descanso. Ou seja, pontos pro Tom!

3. Treino

Nos treinamentos, faz musculação de forma moderada e prioriza atividades que exercitem a agilidade, a velocidade e a resistência. 

O sucesso de Tom fez com que autorizasse a patentear a sua rotina, chamada de Método TB12, sigla que remete às iniciais de seu nome e ao número usado na sua camisa em campo. 

E em 2018, foi publicado um livro (de sua autoria), chamado de “O método TB12”, onde ele explica melhor sobre esse programa, criado para auxiliar atletas profissionais e amadores a atingirem seus melhores resultados dentro (e fora) do ambiente esportivo.

Assim, com todos esses recordes e modo de vida voltado à excelência, ele pode ser considerado como o maior jogador de futebol americano de todos os tempos — e continua disposto a prosseguir por mais tempo (pretende jogar até os 45 anos), desafiando assim o relógio biológico. 

Se você também deseja maximizar seus resultados (seja na vida profissional ou pessoal), pode seguir esses exemplos do método dele: manter uma boa alimentação (priorizando alimentos naturais, e só “cortando” alimentos com orientação profissional), ter uma boa noite de sono e treinar com constância e equilíbrio!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

20 + 13 =

× Precisa de ajuda?