Por conta da sofisticação (e por serem mais clássicos), os sapatos Oxford e Derby são muito procurados.
Como existem vários tipos de calçados masculinos, feitos em diversos materiais e estilos, há os mais indicados para cada situação.
Devido a essa variedade, é normal surgirem dúvidas sobre os modelos. Por isso, fizemos uma explicação que definitivamente vai tirar as suas dúvidas sobre quais as diferenças entre esses sapatos! Continue a leitura!
Oxford
O sapato Oxford masculino é um clássico da moda, com personalidade versátil e que oferece um estilo elegante e sofisticado.
Social Oxford Pasini Preto
Este estilo consiste em destacar a principal característica dos sapatos Oxford: ele tem as abas fixas (o que chamamos de “close lacing”, amarração fechada).
Ou seja: os furos do cadarço são feitos no corpo do sapato (cabedal), com a parte frontal recobrindo as laterais, formando assim um sapato mais “achatado”.
Como usar o sapato Oxford
Ele é, sem dúvidas, ideal para ser usado com um terno de alfaiataria, onde garantirá uma imagem mais sóbria e elegante. Por isso, combine peças de alfaiataria para ter um visual mais sofisticado.
Em situações mais casuais, uma boa opção é combiná-lo com peças como os jeans e as camisas estampadas.
Quanto à cor, o Oxford preto é uma peça coringa do guarda-roupa masculino.
Caso compre um Oxford de cor mais clara (como o Havana abaixo), saiba que combiná-lo com um blazer e jeans é excelente para um evento mais casual do final de semana.
Clique aqui ou na foto para comprar o Social Oxford Zerbini Havana
Derby
Diferentemente do Oxford, o Derby é um sapato mais aberto, mais “alto”. Ele possui abas laterais (onde ficam os furos do cadarço). Esse sistema de amarração é chamado de “open lacing”, permitindo um ajuste maior do cadarço e do laço do que o visto no Oxford.
Esse detalhe sutil é crucial para garantir maior conforto quando se trata de pés mais largos, ou mesmo quando o homem tem um “peito do pé” mais alto, situações muito comuns.
Social Derby Belami Café
O sapato derby pode apresentar ilhoses para a passagem do cadarço, o que raramente é encontrado no Oxford.
Assim, quem possui o pé mais largo ou “mais alto”, se sente mais confortável utilizando um derby, pois ele abre mais na hora de calçar e permite uma mobilidade maior.
Como usar o sapato derby
Ele é considerado pelos especialistas em calçado como um modelo um pouco mais casual que o Oxford, fazendo combinações interessantes com ternos casuais, calças e blazers, calças chino e até mesmo camisas sociais com calça jeans.
E o Brogue?
Uma dúvida muito comum é sobre o termo “Brogue”. E por que isso acontece?
O Brogue não é um tipo de sapato (como o Oxford ou o Derby), mas sim um detalhe que aplica-se nos calçados (a técnica se chama “broguing”). Com certeza você já viu (ou até mesmo tenha) um sapato que possua esses famosos “furinhos decorativos”, que são feitos sequencialmente e em tiras (em geral, serrilhadas), servindo como ornamento.
Como usar o sapato com detalhe brogue
Eles são indicados para ocasiões não muito formais. Por isso, prefira usá-lo em situações mais casuais.
Oxford Brogue Majorano: (clique aqui ou na imagem para comprá-lo)
Derby Brogue Majorano (clique aqui ou na foto)
É mais comum vermos em sapatos de couro, porém essa técnica pode ser aplicada em qualquer calçado.
Ou seja: Um derby ou um Oxford podem ser Brogue (chamados de Derby Brogue e Oxford Brogue, respectivamente), porém um Brogue nem sempre será um Oxford ou Derby.
Gostou de saber a diferença entre eles? Qual é o seu modelo preferido?
Fique de olho também no nosso Instagram, pois sempre temos novidades por lá!
Deixe um comentário